Prefeitura capacita profissionais para atuarem na conservação ambiental do município
A ferramenta SMART permite a produção de relatórios e análises espaciais para apoiar o gerenciamento, manejo e análise de áreas de conservação municipal
A prefeita de Patrícia Lopes (MDB), do município de Presidente Figueiredo (AM), distante 106 quilômetros de Manaus, participou nesta sexta-feira, 19, da entrega dos diplomas para 30 servidores da secretaria municipal do meio ambiente que irão atuar no apoio às atividades de conservação ambiental, cuja implementação da plataforma SMART se dará em áreas protegidas e de conservação de Presidente Figueiredo.
A SMART (da sigla em inglês Spatial Monitoring and Report Tool – “Ferramenta de Monitoramento Espacial e Criação de Relatórios”, em português) é um software de código aberto desenvolvido por agências e organizações de conservação para melhorar a eficácia da gestão e proteção de áreas protegidas. Com a ferramenta, é possível coletar, armazenar, comunicar e analisar dados sobre biodiversidade, assim como sobre atividades ilegais, rotas de patrulha e ações de gerenciamento para melhor uso dos recursos.
A ferramenta possibilita que diversas atividades de campo sejam catalogadas, possibilitando alertas em tempo real, o registro de vários tipos de informação em uma mesma base de dados e um olhar mais apurado para os problemas e ocorrências de determinada área. “O uso de tecnologias e ferramentas pode ajudar a solucionar alguns dos desafios relacionados à conservação da natureza. Sabemos que faltam recursos para uma efetiva gestão e proteção das áreas protegidas, mas a tecnologia pode nos ajudar a saber onde concentrar e melhor aplicar os recursos existentes”, afirmou Felipe Spina Avino, especialista em conservação do WWF-Brasil.
Em suas redes sociais, a prefeita falou sobre o evento:
“Participei, nesta sexta, da entrega dos certificados de 30 profissionais, que concluíram o Curso para implantação da plataforma SMART, que visa o monitoramento e fiscalização ambiental.
Esse curso foi realizado numa parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente, em conjunto com a Organização Não Governamental WWF.
Para mim, foi uma satisfação participar desse momento, onde vi ali pessoas motivadas com essa novidade, que vem contribuir muito com o município, que foi escolhido para ser o pioneiro na instalação dessa importante plataforma, o que muito nos honra.
Participaram desse momento, o secretário Luiz Schwade, a Secretária Estadual do Meio Ambiente, Fabrícia Arruda, o Chefe do DEMUC, Gleidson e o Representante da WWF, Guilherme.
Agradeço a todos que estão contribuindo para que isso aconteça e em especial agradeço ao Governo do Estado, que tem contribuído com nossa gestão e colocamos o município à disposição.
Mais um passo dado para que nosso município avance.”
+++++++