Soltura de 300 quelônios tem o objetivo de garantir a preservação da espécie
Cerca de 40 mil quelônios, entre Tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa), Tracajás (Podocnemis unifilis) e Pitius (Podocnemis sextuberculata) foram soltos na temporada de 2021 pelo projeto encabeçado pela Prefeitura Municipal de Juruá, distante 790 quilômetros de Manaus, na praia que banha o município.
O projeto já devolveu 200 mil espécies de quelonios nos últimos 2 anos.
As ações de soltura das Tartarugas da Amazônia são realizadas anualmente na região do rio Juruá, à margem da cidade. “A eclosão dos filhotes ocorre no período de setembro até janeiro. As 40 mil Tartarugas da Amazônia soltas em no dia de hoje foram as últimas a nascer”, comenta o prefeito Dr. José Maria Júnior.
Mais de 100 pessoas pessoas participaram do evento de soltura na manhã de hoje em Juruá, entre voluntários e convidados da comunidade, ribeirinhos e estudantes da Escola Romerito Brito, além de vereadores e secretários municipais.
A voluntária do projeto, dona Terezinha Silva, se sentiu realizada ao ver a cena dos quelônios voltando a natureza.
“Acho muito bonito a soltura desses bichinhos, é uma maravilha a gente ver essa ação, porque aqui a gente não via isso, mas de um certo tempo pra cá, o grupo se reuniu pra cuidar, tratar e fazer esse lindo trabalho que tá sendo apresentado hoje”, completou.
Segundo o prefeito houve um aumento de filhotes liberados nesta temporada. “Com este projeto, conseguimos manter a população de quelônios, que teve declínio acentuado em anos anteriores a esta iniciativa. Se não fosse esse trabalho, essas espécies estariam extintas ou próximo da extinção”, relatou o prefeito Dr. Júnior.
+++++++