Ejud e Segep realizam primeiro Curso de Formação Inicial de Estagiários de 2025
A primeira edição do CFIE do ano contou com a participação de 63 estagiários. Entre os assuntos discutidos, a importância da Linguagem Simples nas atividades do Poder Judiciário.
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud) e da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), realizou a primeira edição do Curso de Formação Inicial de Estagiários (CFIE) do ano de 2025.
Participaram desta edição 63 estudantes do curso de Direito que foram aprovados por meio de processo seletivo. O curso ocorreu nesta na manhã desta quinta-feira (20), no auditório do Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do TJAM.
O CFIE é o momento dedicado à integração dos novos estagiários ao TJAM. Durante a atividade, os participantes são apresentados à estrutura do Tribunal, conhecem sobre rotinas administrativas, questões funcionais, ferramentas utilizadas, entre outros temas.
Para a psicóloga Larissa Simões, lotada na Seção de Estágio, o estágio é “além de uma possibilidade de remuneração, uma experiência especializante, uma vez que os estagiários estão aqui como aprendizes, absorvendo o conhecimento, e como agentes, realizando práticas que levarão para a futura vida profissional de cada um”.
Linguagem Simples no Judiciário
A programação do evento iniciou com a palestra do chefe da Seção de Estágio, Haroldo Ribeiro Filho, e da servidora do TJAM e psicóloga Larissa Simões. Nesse momento foram apresentados os direitos e deveres dos estagiários, orientações sobre marcação do ponto eletrônico, pagamento da bolsa-auxílio e faltas.
Em seguida, Maria Auxiliadora Paula de Paiva, servidora da Assessoria de Comunicação do TJAM, apresentou o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. A servidora explicou sobre o Pacto que busca garantir um Judiciário mais inclusivo por meio da quebra da barreira que a linguagem jurídica pode representar.
Outras Temáticas
A servidora Rafaela Silva, representando a Comissão de Combate e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do TJAM, apresentou forma para identificar, denunciar e combater casos de assédio nas dependências do Tribunal.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi apresentado por Juliane Queiroz, servidora lotada na Escola Judicial, que, com exemplos práticos, demonstrou as principais funcionalidades do sistema utilizado na rotina administrativa do TJAM.
Experiência
Para compartilhar sua experiência ao passar pelo Programa de Estágio do Tribunal, foi convidado o ex-estagiário Renan Guerra, que se destacou durante a sua atuação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) – Famílias e que participou do projeto Liga de Estagiários da Justiça entre os anos de 2023 e 2024.
Encerrando a programação, os estagiários da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Diogo Pinheiro e Bianca Gall, apresentaram o tema “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.
#PraTodosVerem: A imagem que abre a matéria mostra a jornalista Dora Paula, da Assessoria de Comunicação, em pé no palco do auditório do TJAM, segurando um microfone e um telefone, falando para uma platéia formada por pessoas de várias idades, que aparecem de costas na foto. Ela usa uma blusa e calça pretas. As pessoas da platéia estão sentadas em cadeiras com encosto preto e detalhes em laranja. No fundo, há uma bancada com várias cadeiras pretas e uma parede com detalhes em madeira. Fim da descrição.
Texto: Gabriel Horta | EJUD
Foto: Marcus Phillipe | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771