2.ª Vara da Comarca de Parintins promove ação alusiva ao “Abril Azul”, para conscientização sobre o autismo
2.ª Vara da Comarca de Parintins promove ação alusiva ao “Abril Azul”, para conscientização sobre o autismo
Alunos do Instituto Autismo de Parintins participaram de uma visita guiada aos espaços do fórum local
A 2.ª Vara da Comarca de Parintins realizou nesta sexta-feira (25/04) uma ação alusiva ao “Abril Azul – Mês de conscientização sobre o autismo”, sob coordenação do juiz Nilo da Rocha Marinho Neto, para promover a inclusão e a cidadania de crianças e adolescentes autistas.
No local, foi organizada uma exposição de telas produzidas por alunos do Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (IAPIN), por meio do projeto “A arte e o autista”, e que tiveram aulas com o artista Tarcísio Menezes Gonzaga. Ele faleceu neste mês na cidade e havia se dedicado à causa do instituto, que tem 50 alunos, contribuindo para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, motivo pelo qual recebeu moção de pesar pela unidade judicial.
O magistrado também realizou uma visita guiada aos espaços do fórum com os alunos e informou sobre a aquisição de seus quadros para decorar os corredores do fórum.
“A 2ª Vara de Parintins, como sendo a vara da família, infância, e Maria da Penha da comarca, tem a oportunidade de criar um contexto de afeto no seio familiar, para que os conflitos diminuam. O modo de se desenvolver autista nos convoca a refletir sobre oportunidades como essa, em que somos sensibilizados para a compaixão e empatia, palavras-chave para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes. Além disso, homenageamos o artista Tarcísio, que tanto contribuiu para a causa autista. Essa integração que nós, juízes do interior, temos para com nossas comarcas é fundamental para o desenvolvimento social”, declarou o juiz Nilo Marinho Neto.
Estiveram presentes, entre outras autoridades, a secretária Zeila Cardoso, da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação (Semasth); o vice-presidente do Boi Garantido, Marialvo Brandão; a delegada Marna de Miranda; e a presidente do IAPIN, Bruna Cristina Pimentel Teixeira.
#PraTodosVerem: A imagem mostra um evento acontecendo dentro de um auditório, que parece ser uma sala de sessões ou plenário, com cadeiras de madeira e uma parede de fundo revestida em madeira escura. Há um público numeroso sentado, formado por adultos e crianças, muitos dos quais usam camisetas coloridas com o nome “Parintins” estampado, além de estampas com rostos e estrelas. Na frente do auditório, há um pequeno palco ou espaço onde algumas pessoas estão em pé falando ao microfone. Duas grandes figuras de bois estilizados chamam a atenção: uma do Boi Caprichoso (preto com chifres amarelos e estrela na testa) e outra do Boi Garantido (branco com chifres dourados e coração na testa). Esses bois são símbolos tradicionais do Festival de Parintins, uma famosa festa folclórica do Amazonas, no Brasil.
Texto: Patrícia Ruon Stachon
Foto: Acervo Unidade Judiciária
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660